A Prefeitura de Itabuna entregou na sexta-feira, dia 10, 35 novos ônibus inspecionados que garantem a melhoria da qualidade do transporte público e atendem aos anseios dos usuários. Além disso, manteve em R$ 3,70 a tarifa, que é a mais baixa das cidades do Nordeste do país.
Com a renovação da frota em 60%, o prefeito Augusto Castro (PSD) cumpre mais um dos compromissos de sua gestão ao oferecer aos usuários e cidadãos, ônibus mais modernos, seguros e confortáveis, com WI-FI, ar-condicionado, computador de bordo e câmeras de videomonitoramento. Com a entrada em operação dos veículos, a concessionária Atlântico Transportes atende as exigências contratuais com a Prefeitura que previam estes investimentos em até dois anos.
Antes de os ônibus atenderem as linhas e itinerários definidos pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), a empresa treinou os motoristas para oferecer um serviço de excelência e que satisfaça o desejo da população itabunense que diariamente utiliza o transporte público, além de na semana passada ter executado a instalação de bilhetagem eletrônica para o pagamento da passagem e sistema de videomonitoramento.
“A Administração Pública está a serviço da comunidade e o transporte público é de responsabilidade das prefeituras em qualquer parte do país. Então, é importante que, como prefeito, tenha me preocupado em determinar que a empresa ofereça um serviço de qualidade que venha melhorar a mobilidade urbana, o bem-estar e a segurança dos usuários”, destacou o prefeito Augusto Castro (PSD).
“Ao contrário de outras capitais e cidades do país que enfrentam problemas no transporte público por ônibus, Itabuna avança na oferta de um serviço de qualidade aos usuários. Estamos trabalhando para a incorporação de mais 30 veículos novos até o final de junho para que a frota esteja renovada em 100%”, acrescentou.
“A substituição da frota dá início a uma nova fase no transporte coletivo com o Programa Itabuna Mobilidade”, disse a secretária de Transportes e Trânsito, Hanna Luiza Lemos, que fez a vistoria de parte da nova frota com o prefeito Augusto Castro na sexta-feira passada na Alameda da Juventude, na beira-rio, onde os veículos ficaram expostos e foram entregues à população. Os ônibus entraram gradualmente em operação a partir do meio-dia.
“Pelo menos oito ônibus entraram em serviço no primeiro dia, substituindo veículos mais velhos na operação apesar de fabricados a menos de sete anos, como previsto no contrato”, disse a secretária. Ela lembrou que as diretrizes quanto à idade da frota constam no edital do processo licitatório, realizado no ano passado pela Prefeitura.
Morador do Bairro Santo Antônio, o artesão Rubens de Jesus expressou sua satisfação como usuário do sistema de transporte coletivo. “Agora, sim. Itabuna está de parabéns. Andei nos novos ônibus amarelinhos no sábado, com ar-condicionado e sistema WI-Fi e foi uma experiência maravilhosa. Certamente, o transporte público vai melhorar ainda mais”, disse.
Já a dona de casa Maria das Neves Silva afirmou que há muito tempo aguardava por melhorias no sistema de transportes que agora finalmente chegou. “A Prefeitura está cumprindo a promessa do nosso prefeito de investir na qualidade do transporte urbano. Mas, desejo que os horários sejam ajustados para que todos os usuários possam chegar no trabalho, escola ou em casa confortavelmente. É o que a gente mais deseja”, concluiu.
No inicio da gestão, em 2021, o atual governo municipal encontrou o sistema de transporte público em colapso depois de as duas empresas paralisarem 11 meses anos em decorrência da pandemia do Covid-19. O prefeito Augusto Castro fez um contrato emergencial com para retornar com o serviço e ano passado abriu concorrência pública vencida pela Atlântico Transportes para normalização da oferta aos usuários.