A Prefeitura de Itabuna abre na segunda-feira, dia 19, mais uma frente de obras e serviços do Projeto de Reconstrução da Orla da Beira-Rio que contempla cerca de 6 km de obras públicas entre a nova ponte sobre o Rio Cachoeira, ligando a Avenida Amélia Amado ao Bairro da Conceição e a Rua Berilo Guimarães, no Mangabinha.
Na manhã desta terça-feira, dia 13, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, se reuniu com comerciantes da pracinha da Berilo Guimarães, popularmente conhecida como Serra Pelada. Ela esteve acompanhada de engenheiros e arquitetos e dos secretários municipais de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Mauro Ribeiro, e José Alcântara Pellegrini.
A visita foi desdobramento de uma primeira conversa sobre a remoção dos toldos, preparação da área com tapumes e fixação de um novo espaço para as atividades comerciais de bares e restaurantes durante as obras. A Prefeitura deseja que sejam mínimos os impactos.
Ficou definida colocação de toldos menores junto à calçada, isolamento da pista de rolamento e fechamento parcial da Rua Berilo Guimarães, a partir das 14 h, aos sábados, e ao meio-dia, aos domingos e feriados. Mas, a partir de segunda-feira, dia 19, as obras serão executadas a todo vapor.
No final de julho, a Prefeitura iniciou as primeiras frentes de obras em alguns canteiros nas imediações da Praça Olinto Leone e da Alameda da Juventude exatamente para que não haja impactos no cotidiano das pessoas. Também começou a recuperação da Passarela Carlos Alves Oliveira, o ex-vereador Carlito do Sarinha, sobre o Rio Cachoeira.
Pelo projeto, as avenidas Fernando Cordier, Firmino Alves, Francisco Ribeiro Júnior, no centro, e Rua João Teles e avenidas Mário Padre e Aziz Maron, no Conceição e Góes Calmon, respectivamente, ganharão obras com alvenarias, canteiros e bancos, meio-fio, piso e pavimentação, além de equipamentos esportivos e de lazer.
Ainda estão previstas a implantação de quiosques, paisagismo e visual, pergolados gourmet, posto da Guarda Civil Municipal, parque infantil, espaço melhor idade, contêiner subterrâneo, ponto de ônibus, urbanização, arena poliesportiva e iluminação.
Na área de abrangência da Avenida Aziz Maron, a reconstrução da orla envolve a instalação de street-ball, Posto de Monitoramento e urbanização.
“A obra será executada com recursos do orçamento e será muito boa para Itabuna por representar não apenas um grande investimento, mas também a realização de um sonho de toda a comunidade”, afirmou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.