O rei e a rainha da Suécia, Carlos 16 e Sílvia Renata Sommerlath, vão visitar o Brasil no próximo mês. Ilhéus e Itacaré, no sul da Bahia, estão no itinerário da família real do país nórdico. Eles também vão passar pelas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O PIMENTA teve acesso à informação por meio de ato administrativo do Ministério das Comunicações, publicado no Diário Oficial da União, autorizando a Embaixada do Reino da Suécia no Brasil a utilizar equipamentos de radiocomunicação durante a estadia dos monarcas.
Segundo apuração do site, a família real deve desembarcar no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, e seguir de helicóptero para Itacaré, que já recebeu a visita de Carlos e Sílvia em outras ocasiões. O paraíso sul-baiano é um dos locais preferidos do casal em todo o mundo.
Nascida na Alemanha, Sílvia é filha de uma brasileira, Alice de Toledo Sommerlah (1906-1997). Primeira rainha consorte sueca de origem não real, ela se casou com o rei no dia 19 de junho de 1976, após conhecê-lo nos Jogos Olímpicos de Munique (1972), onde atuou como intérprete da delegação argentina.