A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna participou, na terça-feira (5), em Salvador, do II Encontro Multiprofissional Sobre Doação de Órgãos na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Com o tema, “Dialogando a rede do processo de doação e transplante”, o evento reuniu profissionais de saúde de diversas instituições da área de saúde da Bahia.
A representante da Santa Casa foi a enfermeira Patrícia Betyar, coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT). O encontro faz parte da programação da Campanha Setembro Verde.
Durante o encontro da SESAB, foram abordados aspectos do processo de doação e transplante de órgãos. O evento multiprofissional possibilitou troca de experiências entre os centros reguladores, profissionais das unidades básicas de saúde e agentes comunitários de saúde.
A enfermeira Patrícia Betyar destacou a importância do evento. “Foi uma oportunidade enriquecedora para trocar experiências e conhecimentos da área da saúde. Estes encontros nos ajudam a fortalecer a rede de apoio necessária para tornar os transplantes de órgãos uma realidade para quem precisa”, afirmou Patrícia.
Patrícia Betyar acrescentou que é muito importante que toda a rede de saúde esteja informada sobre a logística para cada tipo de transplante. “É fundamental que nós, profissionais, saibamos direcionar, da melhor forma possível, o paciente com indicação de qualquer tipo de transplante”, finalizou.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), divulgado em agosto de 2023, mais de 1.700 estão na lista de espera por um rim, 1.251 por uma córnea e 22 pessoas na espera por um fígado.