(Foto: Reprodução)
Dados coletados pelo telescópio espacial James Webb contribuíram uma equipe internacional de cientistas a detectar, pela primeira vez no espaço, uma molécula de carbono, componente essencial para a formação de vida. Foi divulgado nesta segunda-feira (26) pela Nasa.
No disco protoplanetário de um sistema estelar jovem localizado na Nebulosa de Órion, a 1.350 anos-luz de distância da Terra, foi encontrada a molécula de cátion metila (CH3+). De acordo com a astrofísica Roberta Duarte, o disco protoplanetário é uma estrutura responsável pela formação de planetas.
Embora ainda haja muito para pesquisar, essa descoberta é considerada muito importante, pois o composto auxilia na formação de moléculas mais complexas baseadas em carbono.
“Essa descoberta é a concretização de uma das primeiras missões do James Webb, que é buscar elementos da vida, como uma Terra 2.0”, afirma Roberta.
Além disso, essa descoberta pode auxiliar os cientistas a compreenderem como e por que essas moléculas se formaram na Terra, além de indicar uma direção na pesquisa por vida no espaço.