Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) vão contar com 638 novas vagas para professores e técnicos em 2024. A autorização para contratação do efetivo foi publicada no Diário Oficial Estadual (DOE) neste sábado (7) e adiciona R$ 32,3 milhões no orçamento estadual para o próximo ano.O processo admissão dos profissionais vai ocorrer através de concursos, seleções públicas, convocações, nomeações e contratações. A autorização é uma devolutiva da gestão estadual para as universidades estaduais e foi definida na sexta-feira (6) em reunião realizada com o governador Jerônimo Rodrigues, reitores das respectivas instituições de ensino e secretários da gestão estadual.
Ainda não há informações de quantas vagas serão destinadas a cada modalidade de contratação e nem de quando haverá o concurso para admissão dos docentes e técnicos. Reitora da Uneb, Adriana Marmori destacou a importância do diálogo constante entre as universidades e a gestão estadual para viabilizar ações direcionadas a áreas que precisam de uma melhora imediata.
Hoje foi importante essa reunião porque a gente começa a deslanchar aqueles processos das quatro estaduais no tocante à questão de pessoal, que é o que nós temos de maior urgência nas universidades. Os técnicos, os analistas e docentes, a ampliação dos nossos quadros para que possamos dar conta do nosso trabalho com eficiência, com a excelência que as universidades estaduais têm”, declara.