No pleito de 2022, Valdérico Júnior, candidato derrotado nas eleições municipais de Ilhéus em 2020, não conseguiu reverter a reprovação das contas de sua campanha, resultando na obrigação de restituir a quantia de R$ 437,7 mil. O veredicto foi proferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) em uma sessão realizada nesta quinta-feira (28). O recurso interposto pelo deputado federal suplente foi rejeitado por unanimidade.
Os desembargadores acompanharam a decisão do relator Abelardo da Matta Neto. Valdérico Júnior é filho do ex-prefeito Valdérico Reis e, apesar de ter obtido 11,4 mil votos em 2022, não conseguiu se eleger como deputado federal, ficando na suplência. Em 2020, havia sido derrotado por Mário Alexandre, que se reelegeu como prefeito com 43,24% dos votos válidos, enquanto Valdérico Júnior, o segundo colocado, conquistou 23,50% dos sufrágios.
A não devolução dos recursos ao Tesouro Nacional pode acarretar penalidades para o candidato, incluindo a impossibilidade de concorrer novamente, além de potencialmente prejudicar o partido ao qual está afiliado, que poderia ser impedido de receber recursos do Fundo Partidário.
Informações: Ilhéus oficial